Disciplinas

Disciplinas Obrigatórias

Atenção e gestão do cuidado

Carga horária: 60h        Créditos: 04

Conhecimento dos determinantes sociais de saúde no território e no Brasil. O processo saúde-doença-cuidado e os modelos tecno-assistenciais em saúde. Bases da Vigilância em Saúde e sua integração com a Atenção Primária à Saúde (APS). O processo de trabalho na dimensão do cuidado em saúde. Evidências clínicas e Linhas de Cuidado e sua utilização na Saúde da Família. Ferramentas de acesso: acolhimento, out-of-hours, agenda livre. Rastreamento, abordagem e tratamento. Classificação de risco e estratificação de risco. Registros médicos orientados ao problema: folha de rosto, SOAP e uso do ICPC-2. Instrumentos para Gestão da Clínica. Relação Médico paciente e o Método clínico centrado na pessoa. Projetos Terapêuticos Singulares e Saúde da Família. Resolubilidade da atenção básica e itinerários terapêuticos. Tecnologiais e cuidados básicos de saúde. O Trabalho em Equipe Multiprofissional. Atenção domiciliar. O papel do Agente Comunitário de Saúde na equipe. A Visita Domiciliar. Cogestão de coletivos e Apoio Matricial. Atenção aos ciclos de vida, agravos e grupos vulneráveis e prioritários no contexto local. Equipe Consultório na rua na APS. Medicalização e Prevenção Quaternária.

Atenção integral na saúde da família

Carga horária: 60h         Créditos: 04

Saúde pública, direitos e cidadania. Estado e políticas sociais. Determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas sociais e de saúde. A formação do SUS e a reforma sanitária no Brasil. O SUS na atualidade e seus desafios. As correntes e os princípios da Atenção Primária à Saúde. As diferentes experiências internacionais de Atenção Primária. A Política Nacional de Atenção Básica. O conceito de integralidade na atenção à saúde. As linhas de cuidado segundo os ciclos de vida. A constituição das Redes de Atenção à Saúde. Consequências do envelhecimento populacional para a atenção à saúde. A diversidade das configurações familiares. As redes familiares, comunitárias e a abordagem sistêmica para o trabalho das equipes de saúde. As ferramentas de abordagem familiar. Violência familiar e social. O processo de trabalho na saúde da família e o trabalho em equipe multiprofissional. Os princípios, diretrizes, métodos e dispositivos relacionados à humanização da atenção à saúde. As proposições relacionadas ao acolhimento nas práticas em saúde.

Educação na saúde

Carga horária: 60h         Créditos: 04

As concepções teóricas e metodológicas de ensino-aprendizagem. Metodologia ativas de aprendizagem: possibilidades de aplicação na graduação e no processo de mobilização de adultos. Referenciais da educação na saúde e suas implicações no nível individual e coletivo. Análise crítica-compreensiva das políticas de educação em saúde. Práticas educativas transformadoras e sua contribuição para a consolidação do Sistema Único de Saúde. Utilização de tecnologias de informação e comunicação em saúde. Educação popular em saúde como estratégia de promoção de saúde. Educação permanente em saúde como estratégia de gestão do trabalho. Desenvolvimento de competências e integração teoria-prática. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos da saúde. Desenvolvimento e avaliação de currículos. Organização dos sistemas de saúde, educação e a inserção de alunos de graduação e residentes nas equipes de Estratégia de Saúde da Família . Metodologias de preceptoria e integração ensino-serviço. Sistemas de Saúde-Escola. Avaliação da aprendizagem em serviços de saúde.

Planejamento e avaliação na saúde da família

Carga horária: 45h        Créditos: 03

Princípios do planejamento e da avaliação em saúde. Vertentes do planejamento em saúde: normativo e estratégico situacional. Princípios e diretrizes do pacto pela saúde e consequências para a Estratégia de Saúde da Família (ESF). Contrato de gestão na atenção básica. Instrumentos de planejamento e gestão no âmbito do Sistema Único de Saúde. Planejamento, avaliação, monitoramento e melhoria contínua da qualidade nas ações de ESF em conformidade com a Política Nacional da Atenção Básica. Avaliação e desenvolvimento do planejamento em nível local. Dimensões avaliativas: avaliação de processo, de resultado/impacto, de qualidade e de desempenho. Avaliação de desempenho: conceitos e seleção de indicadores. Estratégias de avaliação participativa.

Produção do conhecimento em saúde

Carga horária: 60h        Créditos: 04

Produção e aplicação de conhecimento na atenção básica. Bioestatística e epidemiologia aplicadas aos serviços de saúde. Características e limitações dos estudos quantitativos e qualitativos. Aplicação de métodos quantitativos e qualitativos para pesquisa e ações dos serviços de saúde. Utilização de recursos de análise estatística e pesquisa social. Introdução às praticas em saúde baseadas em evidências. Uso da informação científica sistemática para apoiar decisões. Desenvolvimento e validade de instrumentos para coleta de dados em nível local. Elaboração de projetos de investigação e de intervenção:etapas e métodos.

Promoção da saúde

Carga horária: 45h         Créditos: 03

Marcos históricos e conceituais da promoção da saúde e implicações na reorientação dos serviços. Importância dos determinantes sociais para as ações de promoção da saúde. Conhecer a Política Nacional de Promoção da saúde. Promoção da saúde na produção do cuidado, na perspectiva da integralidade e intersetorialidade. Gestão participativa, participação popular e autonomia do sujeito. O território para a saúde da família. Redes sociais. Orientação comunitária e competência cultural. Experiências na promoção da saúde.

Seminários de acompanhamento

Carga horária: 60h      Créditos: 04

Busca de referências nas principais bases bibliográficas eletrônicas. Sistematização e apresentação de referências bibliográficas com apoio de softwares. Etapas de projetos de pesquisa. Desenvolvimento de projetos: sumário, objetivos, métodos e técnicas de coleta e análise de dados. Apresentação dos trabalhos em desenvolvimento pelos alunos e problematização das decisões metodológicas. Acompanhamento das atividades acadêmicas dos alunos.

Sistema de informação no cuidado e na gestão

Carga horária: 45h          Créditos: 03

Análise crítica de indicadores e pactuação de metas. Principais sistemas de informação em  saúde: cenário atual  e  perspectivas. Utilizando indicadores  para  análise da situação de saúde: transição epidemiológica e demográfica. Gerenciamento da informação e tomada de decisões na atenção básica: importância e dificuldades da produção de dados em nível local.  Segurança e confiabilidade da informação nos registros eletrônicos (E-Sus). Ferramentas de utilização da informação para programação local. Instrumentos de divulgação da informação em nível local. Noções gerais do georeferenciamento.

Tópicos especiais em saúde da família

Carga horária: 45h        Créditos: 03

Discussão dos conceitos centrais de Atenção Primária à Saúde (APS). Contexto de implantação e as diferentes vertentes teórico-práticas da APS pós Alma-Ata. Organização e concepções de APS em países europeus e latino-americanos. A APS no Brasil e a instituição da Política Nacional de Atenção Básica. Acesso aos serviços de saúde via APS nas redes regionalizadas.

Disciplinas Eletivas

Análise de sistemas de informação em saúde no território

Carga horária: 30h         Créditos: 02

Utilização dos sistemas de informação em saúde com ênfase na Atenção Básica/ Estratégia de Saúde da Família. Indicadores de saúde em nível local. Noções de vigilância epidemiológica. Noções de controle de agravos à saúde em nível local. Limites e possibilidades das análises locais dos agravos à saúde. Métodos mais frequentes utilizados em análises de nível local.

Avaliação sob a ótica da integralidade

Carga horária: 45h          Créditos: 03

O processo de construção de novos modelos tecnoassistenciais em saúde exige o aporte de novas práticas avaliativas que sejam capazes de perceber as mudanças qualitativas na produção do cuidado integral. Os estudos sobre integralidade fornecem novas perspectivas para a construção de indicadores, formas de avaliar e novos juízos de valor. Permitem também a construção de processos participativos ricos de subjetivação.

Estágio Docência

Carga horária: 60h         Créditos: 04

Inserção do mestrando em atividades docentes e/ou de preceptoria de alunos em curso da área de saúde da UFF, sob supervisão de docente da UFF.

Racionalidades médicas, práticas integrativas e complementares em saúde

Carga horária: 30h          Créditos: 02

Emergência do paradigma vitalista na cultura contemporânea e valorização de modelos e sistemas terapêuticos distintos da racionalidade biomédica. Caracterização dos paradigmas vitalista e biomédico. A categoria Racionalidades Médicas. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Articulação entre o paradigma vitalista e algumas premissas humanizantes atuais no campo da Saúde Coletiva, como integralidade, ampliação da clínica, promoção da saúde, acolhimento, cuidado e autocuidado. Complementaridade ou integração.

Tópicos especiais para coleta e análise de dados

Carga horária: 45h          Créditos: 03

Pesquisa qualitativa e quantitativa: aproximações e diferenças. Instrumentos de coleta de dados: roteiro de entrevista, roteiro de grupo focal, roteiro de análise documental, roteiro de observação, questionário. Teste piloto. Preparar entrada no campo: treinamento do(s) pesquisador(es); definição e agendamento do local da coleta; identificação; contato e agendamento dos informantes; Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; sigilo de identidade. Registro e organização inicial dos dados: equipamentos de som e imagem; diário de campo; softwares; transcrição. Sistematização e codificação dos informantes. Leitura flutuante, tabulação inicial dos dados. Leitura/ tratamento exaustivo: categorização empírica inicial. Relação com objetivos, literatura, teorias e conceitos: categorização final. Seção de resultados. Tabelas, gráficos, figuras e quadros. Seção de discussão. Citações e referências. Considerações finais. Devolução dos resultados ao campo da pesquisa.

Rede Nacional do ProfSaúde/ MPSF

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