Segundo encontro presencial do ProfSaúde é integrado a atividades da UFF

Postado por Padrão do site em 14/maio/2019 -

Em 9 de maio, os alunos do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde), do polo da Universidade Federal Fluminense (UFF), participaram da mesa-redonda “Oferta teórica e prática sobre gerência na APS”, composta pelo Dr. André Biscaia (Portugal); Alícia Guerra (Uruguai); Experiência Municipal (Sobral/CE); Caroline Martins José Santos (DAB/MS). Este evento fez parte do Seminário internacional “Papel e fazeres do gerente da Atenção Primária em Saúde: fazeres e práticas”, promovido como atividade que integra o projeto de formação de gerentes, desenvolvido pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa, em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan Americana de Saúde.

O seminário teve o objetivo de discutir a formação de gerentes para a Atenção Primária, considerando a extrema necessidade de atualizar a gestão na saúde, atividade que qualifica sua prática, profissionaliza cada vez mais esta atividade, e especialmente, incorpora novas tecnologias de gestão.

Em 14 de maio, os alunos participaram de uma aula sobre o sistema do Comitê de Ética em Pesquisa e do Conselho Nacional de Ética de Pesquisa (Cep/Conep) e sobre a Plataforma Brasil e Processo de Consentimento Livre e Esclarecido (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e Termo de Assentimento Livre e Esclarecido). Esta aula foi ministrada pelo servidor Henriclay Cernadas, membro do Cep do Hospital Universitário Antônio Pedro.

Rede Nacional do ProfSaúde/ MPSF