ProfSaúde realiza seminário sobre defesa da atenção primária e do SUS

Postado por Padrão do site em 30/nov/2019 -

Aline Bonifácio

O Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde), no polo da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizou, em 29 de novembro, seminário com presença de seus alunos, além de estudantes da instituição associada, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e da instituição responsável pela coordenação nacional do curso, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Durante a manhã, o público assistiu à mesa de abertura “Diálogos e Mobilização em Defesa da Atenção Primária à Saúde e do SUS”. A presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gulnar Azevedo e Silva, falou sobre o papel da instituição perante os desafios da atenção primária. Já a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora da Associação Brasileira Rede Unida, Maria Paula Cerqueira Gomes, discutiu sobre os desafios e estratégias para a política de saúde mental.

Na sequência, a formação médica e as mudanças previstas para o programa “Médicos pelo Brasil” foram o assunto abordado pelo professor da Universidade Federal da Paraíba e pesquisador da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde, Luciano Gomes. Como encerramento dos debates da manhã, o coordenador dos consultórios de rua da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, Alexandre Trino, conversou sobre os dilemas e dificuldades que envolvem o cuidado e o atendimento das pessoas em situação de rua.

As discussões continuaram à tarde, com a apresentação de mesa sobre o tema “Prevenção Quaternária e o Princípio da Precaução em uma Sociedade Medicalizada”. Participaram do debate o professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Charles Dalcanale Tesser; a professora do Instituto de Saúde Coletiva da UFF, Marilene Cabral do Nascimento e o professor da Universidade Federal da Paraíba, Luciano Bezerra Gomes.

O eventou foi realizado no auditório Professora Violeta Campofiorito Saldanha Gama, no bloco E, Campus do Gragoatá da UFF. A organização contou com o auxílio do edital de apoio a eventos da UFF e com a colaboração da coordenação nacional do ProfSaúde.